terça-feira, 5 de agosto de 2008

Uma Verdade Incoveniente co-relacionado à Responsabilidade Empresarial

Antes de tudo, cumpre-se observar que o filme Uma Verdade Inconveniente é um documentário ministrado por Al Gore, cujo objetivo é evidenciar as causas e as conseqüências que se tem levado a degradação ambiental em todo o planeta. Principalmente a questão que tange na concentração de CO² (dióxido de carbono) em relação ao aquecimento global. É oportuno frisar, que umas das principais causas do aquecimento global têm sido por causa da poluição que se concentra na camada atmosférica, fazendo com que os raios solares emitidos a Terra no momento de seu retorno, (em forma de radiação infravermelha) fiquem impedidos de convergir, devido à camada atmosférica que tem se tornado cada vez mais grossa, em conseqüência da poluição sobre os altos níveis de CO².

Análises científicas e dados coletados trouxeram-nos informações que as temperaturas estão cada vez mais quentes, ocasionando as mais diversas catástrofes naturais, tais como - o derretimento de geleiras, tempestades, tornados e enchentes. E dentre os mais prejudicados, quando se sucede esses imprevistos em razão desse fenômeno climático, são os países pobres, que necessitam de mais demandada de subsídios e recursos naturais.

Por outro enfoque, notam-se quais limites devem ser exigidos da população, para uma melhor conscientização e ações que contribuam para a preservação e o equilíbrio do meio ambiente, evitando-se as exacerbadas poluições oriundas de várias fontes. De igual forma, incluem-se os grandes industriais e empresários que partem de suas grandes invenções e produções em grandes escalas, que se não observarem tais qualidades e regras, como - reduzir o consumo de energia, realizar o tratamento de esgoto, reutilizar possíveis materiais entre outros, ou seja, possuir uma responsabilidade social e ambiental - poderá contribuir para a degradação ambiental. Um exemplo disso é a empresa que produz fumaças e resíduos e discrimina essa situação. Tendo em vista um exemplo positivo, são os supermercados e industriais que adotam as sacolas de plástico biodegradável na embalagem de alimentos.

Em virtude dessas considerações, mostra-se que os problemas vêm se emergindo devido as grandes transformações que o planeta têm se deparado, causando inúmeras mudanças em todo o meio-ambiente. Sendo assim, novas medidas devem ser requeridas com urgência, conciliando o cuidado com o ecossistema a novas posturas políticas sócio-ambientais, essencialmente respeitando os princípios constitucionais, que se refere ao desenvolvimento da atividade econômica.

Tenha-se presente os incisos III e VI, do artigo 170 da Constituição Federal – Primam-se nesses incisos que a ordem econômica além de ter o dever de cumprir sua função social, possui por parte do Estado, a obrigação de proteger o meio-ambiente, evadindo-se dos impactos lesivos que as atividades econômicas podem gerar num todo.

O fruto do Estado que cumprir o seu papel incentivando-se ações contra a degradação do meio ambiente, e penalizar aquele que o defraudar, seria decerto uma garantia contra a iminência de um risco doravante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal seu novo Blog minha menina!
Vou assinar seus feeds para receber na minha conta Google tudo o que postar...

Assisti esse filme e adorei, apesar de ser um pouco assustador. Fico triste de saber que o Al Gore não ganhou aquela eleição no quesito desempate, pois no voto popular, deu empate.

Bush ganhou poque o Al Gore estava mais para um ambientalista do que para presidente dos Estados Unidos, mas particularmente acho que muita coisa teria sido diferente se ele tivesse sigo eleito...

Muito bem escrito seu post minha Satie, continue escrevendo...

Te amo!